3.29.2006

É notícia

(Imagem copiada aqui)

Eclipse parcial pode ser visto hoje em Portugal a partir das 11h02
29.03.2006 - 09h11 Lusa


A lua vai hoje cobrir totalmente o sol deixando na escuridão completa algumas zonas da América do Sul, África e Ásia, enquanto que em Portugal este fenómeno será apenas parcial.

O eclipse tem início às 10h02 (11h02 de Lisboa), quando a Lua Nova se começar a colocar entre a Terra e o Sol, mas só será total em algumas regiões do globo, onde a noite regressará durante quatro minutos a partir do momento em que a lua cobrir os raios solares.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), "a faixa da totalidade começa no Brasil, cruza o Atlântico, atravessa o continente africano pela Nigéria, Sudão e Líbia, continuará correndo pelo Mediterrâneo, Turquia (onde se observará o máximo do eclipse), Rússia, indo terminar na Mongólia Ocidental".

De forma parcial, poderá ser visto em dois terços de África (exceptuando o sul), na metade oriental do Oceano Atlântico, na Europa e na parte ocidental da Ásia (exceptuando a Índia).

Em Portugal, o fenómeno celestial será parcialmente visível, com um máximo de 30 por cento do sol tapado pela Lua.

De acordo com o OAL, a percentagem do disco solar tapado pela lua no máximo do eclipse andará entre os 5,9 por cento em Ponta Delgada (mínimo) e os 22, 9 por cento em Faro (máximo).

Em Lisboa a lua cobrirá 19,3 por cento do sol enquanto que no Porto essa percentagem será de 17,3 por cento.

A Internet vai pôr a observação do eclipse ao alcance de qualquer pessoa, uma vez que a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) transmitirá em directo o fenómeno celestial no seu site.

Sem comentários: