9.12.2006

Ambiente - Sem comentários

No Público de hoje:

Os efeitos para a saúde dos resíduos tóxicos despejados em lixeiras a céu aberto em Abdijan, que causaram a morte a seis pessoas e deixaram milhares doentes, estão a diminuir à medida que os químicos vão evaporando, garantiu ontem o Ministério da Saúde da Costa do Marfim.
Quase nove mil pessoas procuraram tratamento para aliviar os vómitos, náuseas e dificuldades respiratórias provocadas pelos fumos libertados pelo lixo tóxico, transportado por um barco registado no Panamá e despejado no mês passado em várias lixeiras ao ar livre em redor de Abdijan.

(...)

"Dizem que na origem do problema está o sulfureto de hidrogénio", afirmou à Reuters o porta-voz do Ministério da Saúde, Simeon N"Da. "Felizmente, grande parte já se evaporou, o que significa que os riscos para a população são menores."
O sulfureto de hidrogénio - que cheira a ovos podres, pode ser letal em grandes concentrações. Já em pequenas quantidades é inofensivo, apesar do odor desagradável ainda poder ser detectado. Segundo fontes diplomáticas francesas os resíduos serão recolhidos e armazenados em tanques até serem eliminados.

Sem comentários: