3.30.2008

Conversa de jantar

- Sabes porque motivo a Páscoa este ano foi tão cedo?

- Diz lá.

- A Páscoa celebra-se sempre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de Primavera (20 de Março). A próxima vez que será tão cedo como este ano, já não vai ser no nosso tempo de vida. Será no ano 2228. E a última vez que tal ocorreu foi em 22 de Março de 1818.

Mudança da hora ou o dia mais pequeno do ano


Hoje ocorreu a mudança da hora, com o adiantamento 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) - à 01h00 da madrugada de domingo os relógios adiantaram para as 02h00. O horário de verão inicia-se a partir do último domingo de Março até ao último domingo de Outubro. Com a mudança da hora estamos a poupar energia, com um melhor aproveitamento das horas de Sol, com um anoitecer que ocorre mais tarde e com dias mais longos no Verão.

O que diz a legislação respeitante a Portugal Continental?

Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março

Artigo 1º.
1 - A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).

2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).

Artigo 2º.
As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte.

Um pouco de história (in Portugal Diário):

No regime da «Hora de Verão» que vigorou entre 1993 e 1996 a hora estava 120 minutos adiantada em relação à do meridiano de Greenwich, igual à da Europa Central, para aferir os horários de trabalho em Portugal com os dos restantes países europeus. Este regime horário imposto por Cavaco Silva facilitou as comunicações e os transportes internacionais, mas provocou queixas no país.

A situação foi alterada em 1996, com António Guterres como primeiro-ministro, quando foi adoptada uma directiva do Parlamento Europeu que passou a «Hora Legal» para o seu regime actual, considerado mais consentâneo com os hábitos e horários dos portugueses.

A adopção de uma referência horária global foi decidida pela primeira vez em 1884, na Convenção de Washington, a que Portugal aderiu em Maio de 1911. Só nessa altura foi abandonado o uso da hora solar média do meridiano de Lisboa.

Durante a II Guerra Mundial, o horário legal era adiantado três vezes. Uma hora entre Março e Abril e entre Agosto e Outubro, e duas horas entre Abril e Agosto. Desde então o regime horário alternou entre a hora do meridiano de Greenwich adiantada 60 minutos em todo o ano e o regime actual entre finais de Março ou princípios de Abril e finais de Setembro ou princípios de Outubro.

3.23.2008

Hora da Terra 2008 (Earth Hour 2008)


Desligar, durante uma hora, as luzes às 20 horas no dia 29 de Março pode parecer uma ideia estranha, mas certamente será uma forma de demonstrar a preocupação com o aquecimento global.

Mais informações: Earth Hour 2008

Dia Mundial da Água - 22 de Março

A 22 de Fevereiro de 1993 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água.

Importante? Cada um pode julgar por si, mas se pensarmos que:

70% da superfície da Terra está coberta de água, mas a grande maioria é salgada, logo, imprópria para consumo humano;

aproximadamente dois terços da água potável existente (apenas 3% da quantidade de água existente na Terra) está congelada nas calotes polares, que agora estão ameaçadas pelo aquecimento global;

cerca de 140 milhões de habitantes que não têm água canalizada nos seus lares, dos quais 41 milhões nem sequer têm acesso a água potável, segundo dados da Organização Mundial de Saúde;

75% da população mundial pobre vive em meios rurais e depende,directa ou indirectamente, da agricultura para a sua subsistência, tendo necessariamente que ter acesso a água potável para garantir uma produção agrícola de qualidade;

muitas mulheres e crianças despendem várias horas por dia a recolher água, o que impossibilita o acesso à educação a muitas crianças, em particular, às meninas;

a não existência de água potável contribui para a mortalidade de crianças(morrem por hora cerca de 2200 crianças todos os dias) e para a mortalidade materna, uma vez que a incidência de diarreias, de mal-nutrição, do contágio por doenças infecciosas, de doenças transmitidas por vectores (malária, dengue, entre outros) é agravado por deficientes condições sanitárias e dificuldades no acesso a água potável;

as Nações Unidas alertam para o facto de na África sub-sahariana 43% da população infantil não ter acesso diário a água potável e apenas durante uma geração o lago Chade, que abastece 30 milhões de pessoas encolheu para um décimo do tamanho original;

estimativas da ONU apontam no sentido de que, em 2025, mais de 2,5 mil milhões de pessoas, ou seja quase metade da população mundial, vão enfrentar problemas de falta de água no caso de o consumo se manter como o actual.

Update:

A cada 20 segundos, morre uma criança com alguma doença relacionada com a falta de água potável. Isto origina um holocausto anual de 1,5 milhões de vidas. Mais de mil milhões de pessoas têm dificuldades de acesso a água segura e 2,6 mil milhões não dispõem de instalações sanitárias. A ONU, que celebrou ontem o Dia Mundial da Água, quer reduzir o número de pessoas nesta situação para metade, até 2015. - Fonte (Diário de Notícias)

P.S. Na "Cimeira do Milénio" da ONU ( Setembro de 2000) os países membros assinaram uma declaração de compromisso, a Declaração do Milénio, que fixou 8 objectivos de desenvolvimento específicos, a serem atingidos até 2015. Estes objectivos, chamados os "Objectivos de Desenvolvimento do Milénio" (ODM), são resumidamente:

1 Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome
2 Alcançar o ensino primário universal
3 Promover a igualdade entre os sexos
4 Reduzir em dois terços a mortalidade infantil
5 Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna
6 Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves
7 Garantir a sustentabilidade ambiental
8 Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento

Estes objectivos prendem-se com as tentativas de erradicar os grandes problemas que assolam o nosso planeta: Pobreza, Analfabetismo, Desigualdades entre os Sexos, Mortalidade Infantil, Mortalidade entre a Gravidez e o Parto, Mortalidade devido a Epidemias, Falta de Condições Ambientais e Desigualdades entre os Países Ricos e os Países Pobres. (Fonte - Objectivo 2015)


3.21.2008

Vale a pena uma visita


Um web site sobre as pessoas e os seus trabalhos no âmbito da História da Ciência Portuguesa. Desde Pedro Nunes a Mário Silva, passando por Gago Coutinho, passando pelo astrolábio e pelo nónio, destacando-se um friso cronológico que permite uma fácil interligação de Portugal com o Mundo e os eventos ocorridos.

Dia Mundial da Poesia - 21 de Março

Por iniciativa da UNESCO (desde 1999) a 21 de Março comemora-se o Dia Mundial da Poesia, uma forma de promover a diversidade linguística.


Lição sobre a água

Este líquido é água.
Quando pura
é inodora, insípida e incolor.
Reduzida a vapor,
sob tensão e a alta temperatura,
move os êmbolos das máquinas que, por isso,
se denominam máquinas de vapor.

É um bom dissolvente.
Embora com excepções mas de um modo geral,
dissolve tudo bem, ácidos, base e sais.
Congela a zero graus centesimais
e ferve a 100, quando à pressão normal.

Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão,
sob um luar gomoso e branco de camélia,
apareceu a boiar o cadáver de Ofélia
com um nenúfar na mão.

O poema foi retirado de António Gedeão - Poemas, onde podemos encontrar mais 27 poemas do autor.

António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho (24 de Novembro de 1906 — 19 de Fevereiro de 1997). Poeta, professor de Física e Química, historiador da Ciência portuguesa, divulgador da Ciência, autor de manuais escolares e pedagogo.

3.08.2008

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - MULHERES NA CIÊNCIA


(Clicar para aumentar)


(Clicar para aumentar)


(Clicar para aumentar)


(Clicar para aumentar)

Alguns dos poster's de uma exposição patente no Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe sobre o relevo do trabalho efectuado por algumas mulheres no domínio científico.

3.03.2008

A chamada de atenção do Google de hoje


Alexander Graham Bell (Edimburgo, 3 de Março de 1847 — Nova Escócia, 2 de Agosto de 1922) - Considerado o inventor do telefone.