3.30.2008

Mudança da hora ou o dia mais pequeno do ano


Hoje ocorreu a mudança da hora, com o adiantamento 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) - à 01h00 da madrugada de domingo os relógios adiantaram para as 02h00. O horário de verão inicia-se a partir do último domingo de Março até ao último domingo de Outubro. Com a mudança da hora estamos a poupar energia, com um melhor aproveitamento das horas de Sol, com um anoitecer que ocorre mais tarde e com dias mais longos no Verão.

O que diz a legislação respeitante a Portugal Continental?

Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março

Artigo 1º.
1 - A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).

2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).

Artigo 2º.
As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte.

Um pouco de história (in Portugal Diário):

No regime da «Hora de Verão» que vigorou entre 1993 e 1996 a hora estava 120 minutos adiantada em relação à do meridiano de Greenwich, igual à da Europa Central, para aferir os horários de trabalho em Portugal com os dos restantes países europeus. Este regime horário imposto por Cavaco Silva facilitou as comunicações e os transportes internacionais, mas provocou queixas no país.

A situação foi alterada em 1996, com António Guterres como primeiro-ministro, quando foi adoptada uma directiva do Parlamento Europeu que passou a «Hora Legal» para o seu regime actual, considerado mais consentâneo com os hábitos e horários dos portugueses.

A adopção de uma referência horária global foi decidida pela primeira vez em 1884, na Convenção de Washington, a que Portugal aderiu em Maio de 1911. Só nessa altura foi abandonado o uso da hora solar média do meridiano de Lisboa.

Durante a II Guerra Mundial, o horário legal era adiantado três vezes. Uma hora entre Março e Abril e entre Agosto e Outubro, e duas horas entre Abril e Agosto. Desde então o regime horário alternou entre a hora do meridiano de Greenwich adiantada 60 minutos em todo o ano e o regime actual entre finais de Março ou princípios de Abril e finais de Setembro ou princípios de Outubro.

Sem comentários: