9.20.2008

Ácido Clorídrico (HCl) - II

É notícia no Diário de Notícias:

"Um grupo de alunos, entre os 11 e 14 anos, usou um caixote do lixo da Escola Passos Manuel, em Lisboa, para fazer explodir um dos três engenhos que eles próprios construíram à base de ácido muriático, misturado com um metal. Os dirigentes escolares já abriram um inquérito disciplinar. Os jovens podem ser obrigados a transferir-se de estabelecimento de ensino. A PSP, através do programa Escola Segura, tomou conta da ocorrência.

À partida, trata-se de mais uma "brincadeira" que, segundo fonte policial ouvida pelo DN, ocorre com alguma frequência nas escolas portuguesas. Neste caso, a iniciativa foi de um grupo de alunos do segundo ciclo - que frequentam o quinto e sexto anos -, cujo número de elementos não foi revelado. Apenas se sabe que as idades estão compreendidas entre os 11 e os 14 anos.

Os alunos usaram três pequenas garrafas de plástico, das que são comercializadas com água, e introduziram lá dentro ácido muriático, um liquido que é altamente corrosivo, utilizado, entre outras coisas, para limpar zinco, juntando-lhe, depois, um metal. Esta mistura provoca a criação de gases que, ao soltarem-se, produzem ruídos bastante sonoros. Ao que o DN apurou apenas uma das garrafas funcionou. As outras duas derreteram com o líquido."

O ácido clorídrico, HCl, reage com o zinco formando-se cloreto de zinco (II) e liberta-se um gás, o hidrogénio (H2), que é inflamável.

1 comentário:

5555 disse...

obrigado,seu post foi muito útil para meu trabalho da escola