4.20.2008

Citações

Muito se fala sobre o ensino, as metodologias a adoptar no ensino das Ciências, o papel desempenhado pela disciplina de Física Química A (bi - anual) no actual currículo do Ensino Secundário, a extensão dos programas, o quase desaparecimento das disciplinas de Química e de Física no 12º ano e muito mais. Não querendo ocupar o tempo com a continuação da discussão, válida, bastando apenas realçar os resultados dos 4 exames nacionais realizados até ao momento, ficam aqui dois pensamentos:

"Aprende-se a fazer fazendo." - Aristóteles

"Os portugueses ainda pensam que isto de progredir é, sobretudo, uma questão de sorte. Não reconhecem que é uma questão de trabalho, de esforço, de perserverança." - Marçal Grilo, ex-ministro da educação (in Pública)

Estas ideias entram em confronto directo com a noção que a EDUCAÇÃO é uma questão de números e de estatísticas. Estas têm o seu lugar e o seu papel como indicadores, mas o caminho certo será encontrar formas de resolver os problemas e as dificuldades ou será preferível varrer os números negativos para debaixo do tapete e arranjar uma boa camuflagem?

Os últimos meses revelaram que a educação em Portugal vive de muitos números, o que é um pouco irónico, com os sistemáticos relatórios provenientes da OCDE que revelam que somos fraquinhos a Matemática. Os resultados dos testes internacionais PISA (divulgados no fim de 2007) revelaram mais uma vez a má posição de Portugal - 26º lugar entre os 30 países da OCDE.

Sem comentários: