"Aprende-se a fazer fazendo." - Aristóteles
"Os portugueses ainda pensam que isto de progredir é, sobretudo, uma questão de sorte. Não reconhecem que é uma questão de trabalho, de esforço, de perserverança." - Marçal Grilo, ex-ministro da educação (in Pública)
Estas ideias entram em confronto directo com a noção que a EDUCAÇÃO é uma questão de números e de estatísticas. Estas têm o seu lugar e o seu papel como indicadores, mas o caminho certo será encontrar formas de resolver os problemas e as dificuldades ou será preferível varrer os números negativos para debaixo do tapete e arranjar uma boa camuflagem?
Os últimos meses revelaram que a educação em Portugal vive de muitos números, o que é um pouco irónico, com os sistemáticos relatórios provenientes da OCDE que revelam que somos fraquinhos a Matemática. Os resultados dos testes internacionais PISA (divulgados no fim de 2007) revelaram mais uma vez a má posição de Portugal - 26º lugar entre os 30 países da OCDE.
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