4.24.2008

Enigma 141

(Esta foto, pertencente à colecção da NASA, do sistema Terra - Lua foi tirada no dia 18/09/977 pelo Voyager 1. Foi a primeira foto com estes dois astros tirada do espaço. A nave estava a quase 12 milhões de quilómetros da Terra e o oceano visível na foto é o Pacífico. )

Uma simples questão. Todos nós vemos que a Terra atrai os corpos para si. As maçãs caem, nós caímos, os prédios são destruídos por implosões e os aviões precisam de grandes motores e de asas com um design para voar.
Porque razão a Lua não cai sobre nós?

3 comentários:

G. G. da Silva disse...

Uma contribui�o para o estudo da gravita�o universal

Gravidade: tudo parece se passar como se...

Resumo: neste trabalho procura-se mostrar, por meio de um processo gr�fico simplificado, que a intera�o gravitacional, se for considerada conseq�ncia da curvatura do espa�o-tempo tal como estabelecido na Teoria da Relatividade Geral, prescinde da a�o de for�a e da correspondente part�cula portadora, diferentemente das demais intera�es fundamentais.
Meus cumprimentos pelo seu blog; abra�os, G. G. da Silva
http://kosmologblog.blogspot.com/

Anónimo disse...

que linda a foto! eu conversei com um astronomo que disse que a lua, alem de nao cair por causa das forcas, e um escudo para asteroides nao baterem na terra... parabens pelo blog!

Sandro disse...

Basicamente a Lua está sempre caindo na Terra. Uma queda sem fim... a órbita é um resultado da combinação de dois movimentos, o de queda e o movimento tangencial - daí que a força gravitacional faz o papel de uma força centrípeta.
Isso me lembra uma aluna (ensino fundamental) que perguntou porque as estrelas não caem. Eu respondi isso:
"pergunta ingênua mas interessante"