4.22.2008

Dia Mundial da Terra - 22 de Abril

O Dia da Terra foi criado em 1970, na cidade norte americana de São Francisco, quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, relembrando a população mundial da sua responsabilidade na protecção do planeta.

As primeiras comemorações ocorreram a 21 de Março de 1970, tendo mudado para 22 de Abril após 34 anos.

John McConnell foi o autor da ideia da criação da data, quando em 1969 a apresentou na conferência da UNESCO sobre o Ambiente. O primeiro Dia Mundial da Terra foi celebrado em 21 de Março, visto ser também o primeiro dia de Primavera e face ao interesse de McConnell na exploração espacial e no Equinócio de Março, considerado o dia do “equilíbrio global”.

A Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o seu “nascimento”. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo apenas um satélite natural, a Lua.

A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo aproximadamente 97%, água (1,59 bilhões de km3).

A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de azoto (75%), oxigénio, árgon e outros gases.

O ponto mais alto da Terra é o Evereste no Nepal (China) com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.

A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 biliões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.

Sem comentários: