8.26.2008

Ácido clorídrico (HCl)

No Jornal de Notícias lê-se:

"O acidente de segunda-feira com um camião cisterna na A29 provocou o derrame de quatro toneladas de ácido clorídrico e destruiu parte significativa da vida no Rio Febros, revelou, esta terça-feira, o vice-presidente da Câmara de Gaia.

Em conferência de imprensa, Marco António Costa lamentou que o acidente tenha afectado um curso de água recentemente recuperado pela Câmara de Gaia e que contava já com fauna própria.

No entanto, o autarca garantiu que a partir de segunda-feira será implementado um novo plano de reabilitação daquele rio que desagua no Douro, junto ao Areinho de Avintes.

"Num dia, a água do rio contava com um ph de 7.1, quase boa para ser bebida. Um dia depois tinha acidez extrema de 3.2", frisou.

Neste momento, porém, a prioridade é continuar a monitorizar a situação e avaliar a extensão dos danos provocados pelo despiste do camião.

"Durante segunda-feira injectámos no rio milhares de metros cúbicos de água para ajudar a diluir o ácido, ao mesmo tempo que realizámos centenas de análises. Parte significativa do ácido diluiu-se, mas outra parte importante ficou depositada no fundo do ribeiro. Em função da dinâmica do próprio caudal, hoje foi-se libertando, provocando a morte da maioria da fauna existente", disse o autarca.

A Câmara de Gaia avisou já a GNR e a Capitania do Douro, de modo a serem levantados autos de notícia e a promover-se uma fiscalização ao longo do curso do rio, proibindo a tradicional pesca que lá existe e avisando as populações para não usarem a sua água nem para a dar de beber a animais nem para rega.

"A intervenção face ao acidente obedecerá a três fases: a primeira, que se prolonga até segunda-feira, implica a monitorização e acompanhamento das medidas cautelares adoptadas. A segunda passará pela renaturalização do rio e da sua fauna, seguindo um plano elaborado pelo Parque Biológico, Águas de Gaia e câmara. Na terceira pediremos contas a quem de direito", sustentou Marco António Costa.

O autarca garantiu que não houve infiltrações do ácido nos aquíferos nem em nenhuma conduta de água e recordou que o rio Febros foi alvo de uma candidatura ao QREN para aprofundar o trabalho de reabilitação já realizado. "Agora mais do que nunca faz sentido essa candidatura ser aprovada", disse."

O ácido clorídrico, cuja formula é HCl, é um ácido forte, de densidade 1,19 g/cm3 (é mais denso que a água), que ioniza completamente. Esta ionização pode-se traduzir pela equação química: HCl (aq.) --> H + (aq.) + Cl- (aq.).
Atendendo à definição de pH = -log[H + (aq.)], que traduz uma escala logarítmica para as concentrações de H + (aq.), a concentração de H + (aq.) aumentou aproximadamente 10+4, ou seja, 10 000 vezes. Para diluir uma solução de pH = 3,2 para pH = 7,1, o factor de diluição, ou seja, a relação entre os volumes da solução final e da solução inicial, é também aproximadamente 10 000.

Sem comentários: