A Primeira Lei de Newton ou lei da Inércia, que se ensina na escola por volta do sétimo ano, afirma que quando a força resultante que actua sobre um corpo é nula, este passa a deslocar-se em linha recta com velocidade constante (Movimento Rectilíneo Uniforme). Curiosa a situação em que um barco pára imediatamente após o desligar dos motores. Na realidade o barco iria deslocar-se em linha recta até que a força de resistência da água o faria parar. Na prática para parar um barco, quando a distância para o efectuar é pequena, é necessário colocar o motor em marcha-atrás. A medida que se utiliza para medir a “resistência” que um corpo oferece a alterações do seu estado de movimento é a sua massa. Do nosso dia-a-dia sabemos que quanto maior é a massa de um corpo mais difícil é pará-lo. Por exemplo, todos nós conseguimos segurar uma bola que se remata na nossa direcção, mas será que conseguimos parar um camião, mesmo quando ele se desloca a uma velocidade de 1 m/s?
A título de exemplo, um petroleiro carregado, com a massa de 50 000 toneladas, viajando à velocidade de 12 m/s (43,2 km/h) pára os motores a 25 km do porto onde vai atracar, conseguindo desta forma travar atempadamente. Por outro lado quando andamos num pequeno barco para atracar o motor é apenas desligado a alguns metros do cais.
P.S. A quantidade de acidentes de trânsito que se poderiam evitar se os carros se comportassem desta forma.
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