9.12.2007

Enigma 110

Duas balanças, dois problemas, cada um para a sua balança.

Existem doze moedas, aparentemente indistinguíveis no aspecto exterior. No entanto a polícia informou o funcionário do Banco que uma delas é falsa, pois tem um peso diferente das restantes. No entanto, não se sabe se o peso é superior ou inferior ao peso das restantes 11 moedas.

Como pode o funcionário do Banco, utilizando uma balança com dois pratos existente na mercearia da esquina e realizando três pesagens, determinar qual é a moeda falsa e se é mais leve ou mais pesada que as restantes?


Depois deste incidente o gerente do banco comprou a balança representada em baixo. Passado umas semanas a Polícia pediu ajuda ao Banco pois o Sr. Silva afirmava que lhe tinham assaltado o cofre. Ele afirmava que o cofre tinha sido aberto e apesar de continuar a ter os seus 10 sacos de moedas de ouro que achou durante um mergulho. Cada saco tinha 10 moedas, mas ele reparou que num saco só existiam moedas falsas, tendo os ladrões efectuado uma troca. As moedas falsas pesam 9 gramas e as verdadeiras 10 gramas. Um funcionário do Banco foi chamado e utilizando a balança representada em baixo, apenas com uma pesagem foi descoberto o saco das moedas falsas.

Como procedeu o funcionário?

Sem comentários: