9.03.2007

Enigma 88


Pequenos quebra-cabeças de resposta rápida (menos de 1 minuto cada questão)?

A - Como pode uma mão distribuir igualmente 5 batatas pelos seis filhos?

B - Um pato vem a voar de Madrid para Lisboa e quando sobrevoa a fronteira põe um ovo, que cai ( miraculosamente sem se partir) exactamente em cima da linha de fronteira. A quem pertence o ovo, a Portugal ou a Espanha?

C - Um comboio eléctrico segue de Lisboa para o Porto a uma velocidade de 120km/h. O vento sopra forte de noroeste com rajadas de 80 km/h, para que lado vai o fumo ?

D - O Jorge encontra-se sozinho numa casa com dois andares que quer vender e podendo depois receber a sua comissão . Os clientes e ele estão no andar de baixo. Existe uma sala e na parede há 3 interruptores iguais, todos na mesma posição (isto é, todos para cima), que acendem e desligam respectivamente 3 lâmpadas no andar de cima. O acesso ao andar de cima faz-se por uma escada, mas no cimo da escada há uma porta que impede totalmente a luz de passar. Isto significa que sem subir a escada não se pode saber a que lâmpada corresponde cada interruptor. os clientes de certeza que irão perguntaram ao vendedor como funcionam os interruptores e ele tem que fazer boa figura junto deles. O Jorge pode mexer nos interruptores como quiser(apagar, acender, etc) mas só pode subir as escadas somente uma vez, acompanhando os possíveis compradores. Como pode o vendedor identificar a correspondência entre as lâmpadas e os interruptores?

Sem comentários: