9.10.2007

Reciclagem


Quando promovemos a reciclagem estamos a contribuir para para reaproveitar materiais já utilizados (papel, vidro, plástico, metais, pilhas, ...), que através de diversos processos físicos, mecânicos e químicos, são transformados em novos produtos.

Reciclando estamos a economizar recursos energéticos, preservar e defender recursos naturais, diminuir a quantidade de resíduos que necessitam de ser incinerados ou levados para aterros sanitários e contribuir para a redução da crescente quantidade de lixo produzida por uma população que aumenta diariamente.

Reciclagem significa à letra novo ciclo. Lembrando Antonie Lavoisier: na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

A não esquecer:

- um lata de um sumo necessita de 10 anos para se degradar;
- as embalagens devem ser escorridas e espalmadas, o que aumenta a capacidade de carga dos ecopontos, facilita o transporte do lixo e evita os maus cheiros exalados;
- a madeira pintada necessita de 13 anos para se decompor totalmente;
- as cordas de nylon só se decompõem ao fim de 30 anos;
- as embalagens de plástico transparente (PET) demoram mais de 100 anos para se decompor;
- as rolhas das garrafas de plástico devem ser retiradas, pois são de um tipo diferente de plástico;
- o alumínio pode demorar mais de 500 anos até se degradar;
- as pilhas e baterias não se devem colocar nos ecopontos;
- o vulgar saco de plástico consegue "sobreviver" no meio ambiente durante 450 anos;
- A Sociedade Ponto Verde revelou que no primeiro semestre de 2007 os portugueses deram para reciclagem 66 642 toneladas de vidro, 89 313 toneladas de cartão e papel, 13 268 toneladas de plástico, 16 803 toneladas de metais e 16 016 toneladas de madeira, num total 202 059 toneladas de materiais para reciclar.

1 comentário:

Unknown disse...

este comentario e muito bom