9.05.2007

Enigma 96

Este é um quebra cabeças que requer lógica e por vezes muita paciência para testar todas hipóteses. Originário do Japão, é constituído por uma grelha de nove colunas e nove linhas, que por sua vez, se encontram divididas em nove quadrados, tendo cada um três casa por três casas.

O objectivo é muito simples: preencher cada coluna, cada linha e cada quadrado de 3 por 3, com números entre 1 e 9, sem se repetir nenhum número nas colunas, nas linhas e nos quadrado de 3 por 3.
A palavra Sudoku é uma espécie de abreviatura da expressão japonesa "Suuji wa dokushin ni kagiru", a qual pode ser traduzida por "os números devem ser únicos " ou " os números devem ocorrer apenas uma vez" ou "apenas permitidos números sem par".

O jogo em si foi inventado nos Estados Unidos da América por Howard Garns, um construtor de passatempos freelancer, com o nome "Number Place", aparecendo em Maio de 1979 na revista "Dell Pencil Puzzles".

O nome Sudoku foi proposto por Kaji Maki (presidente da empresa editora Nikoli), responsável pela introdução deste passatempo no Japão. O jornal Monthly Nikolist, pertencente Kaji Maki, publicou um Sudoku pela vez em Abril 1984. O termo Sudoku continua a ser uma marca registada da Nikoli.

Mais informação:

Texto de Nuno Crato

Sem comentários: