9.14.2007

Enigma 113


Podemos observar que o contador de visitas a este blog se aproxima do número 20 000. Pouco depois teremos o visitante 20 002, que é uma capicua ou um número palíndromo. Uma capicua é um número cuja leitura é a mesma da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita. Outros exemplos são 88, 101, 303, 343, 7557, 92329 e 123456789987654321.

Depois de 20 002, qual será a próxima capicua a aparecer no contador de visitas do blog?

De louvar

Num país onde a Matemática parece ser o papão, tirando o ânimo a muitos alunos:

Portugal ganha primeiro Ouro nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

Alunos conquistaram também medalhas de Prata e de Bronze


Fonte: SPM - Sociedade Portuguesa de Matemática

9.13.2007

Enigma 112


Um Intercidades parte de Lisboa para o Porto às 12h10, andando com uma velocidade média de 100Km/h.
Um outro comboio, um Alfa Pendular parte do Porto para Lisboa às 13h, deslocando-se com a velocidade média de 150km/h.

Quando se cruzam, qual o que está mais perto de Lisboa, assumindo que a a distância entre Lisboa e o Porto é de 300Km?

Citação

A investigação científica consiste em ver o que toda a gente já viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou.

Albert Szent-Györgyi (1893 - 1986), bioquímico húngaro

9.12.2007

Enigma 111


Qual deverá ser o trajecto da bola para que esta entre no buraco com uma única pancada?


(Imagem retirado do jogo Widmer Beer Golf Golf )

Enigma 110

Duas balanças, dois problemas, cada um para a sua balança.

Existem doze moedas, aparentemente indistinguíveis no aspecto exterior. No entanto a polícia informou o funcionário do Banco que uma delas é falsa, pois tem um peso diferente das restantes. No entanto, não se sabe se o peso é superior ou inferior ao peso das restantes 11 moedas.

Como pode o funcionário do Banco, utilizando uma balança com dois pratos existente na mercearia da esquina e realizando três pesagens, determinar qual é a moeda falsa e se é mais leve ou mais pesada que as restantes?


Depois deste incidente o gerente do banco comprou a balança representada em baixo. Passado umas semanas a Polícia pediu ajuda ao Banco pois o Sr. Silva afirmava que lhe tinham assaltado o cofre. Ele afirmava que o cofre tinha sido aberto e apesar de continuar a ter os seus 10 sacos de moedas de ouro que achou durante um mergulho. Cada saco tinha 10 moedas, mas ele reparou que num saco só existiam moedas falsas, tendo os ladrões efectuado uma troca. As moedas falsas pesam 9 gramas e as verdadeiras 10 gramas. Um funcionário do Banco foi chamado e utilizando a balança representada em baixo, apenas com uma pesagem foi descoberto o saco das moedas falsas.

Como procedeu o funcionário?

9.11.2007

Enigma 109


Um quadrado com 1 m de lado é dividido em quadrados menores de 1 mm de lado.

Se todos os quadrados pequenos forem colocados em fila, um a um, qual será o comprimento da fila?

9.10.2007

Ilusões de óptica a preto e branco

O todo é maior que a soma das partes é uma afirmação muito conhecida, que nos ajuda a compreender o funcionamento das ilusões de óptica.


Um saxofonista ou um rosto feminino?

Enigma 108


Um problema clássico.

Movendo apenas dois fósforos, será possível retirar a bola vermelha de dentro do copo?

Enigma 107

O que faz um bom livro de quebra-cabeças e desafios matemáticos? Pessoalmente procuro que o livro cumpra os seguintes critérios:

- diversidade de conceitos e raciocínios;
- promover o jogo e a manipulação de materiais;
- utilização de materiais de fácil aquisição e elaboração;
- aposta na metodologia de resolução de problemas;
- aposta na investigação e no prazer da descoberta.

Uma das obras que está de acordo com esta regra, penso que é AH, DESCOBRI, de Martin Gardner, editado pela Gradiva.

O livro encontra-se dividido em seis capítulos: cálculo combinatório, geometria, problemas numéricos, quebra - cabeças lógicos e enigmas processuais e verbais, que garantem horas de reflexão, com desafios para todos os níveis. O seguinte enigma foi retirado deste livro.

Quantos animais tenho se todos eles forem cães excepto dois, todos forem gatos excepto dois e todos forem papagaios excepto dois?


3 R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar


Motivos para adoptar políticas amigas do ambiente não faltam. Ficam aqui mais algumas informações:

- uma única pilha pode contaminar um terreno com a área de um campo de futebol;
- reciclar uma tonelada de papel permite evitar o corte de 20 árvores;
- os portugueses produzem, por dia, uma massa de massa equivalente a dez mil automóveis;
- o vidro, tal como o alumínio pode ser reciclado repetidas vezes, sem qualquer prejuízo para as características dos materiais;
- ao reciclar vidro, poupa-se um terço da electricidade e 50 % de água e reduzem-se as emissões de poluentes para a atmosfera e a produção de resíduos sólidos, em comparação com a produção feita com areia, calcário e carbonato de sódio;
- a partir de uma tonelada de casco (vidro destinado à reciclagem) pode-se produzir uma tonelada de vidro novo, ou seja, um aproveitamento de 100%;
- as garrafas de vidro também podem ser reutilizadas, como acontece em Portugal em 35% dos casos;
- em Portugal, 25% da composição do lixo é papel ou cartão;
- produzir 1 tonelada de papel a partir de fibra virgem exige cerca de 1 000 kWh, mas a a partir de fibra secundária já só requer 240 kWh.

Enigma 107


Quais os sinais devemos colocar entre os nove primeiros algarismos, de forma a obter a igualdade proposta?

1.....2.....3.....4.....5.....6.....7.....8.....9 = 100

Reciclagem


Quando promovemos a reciclagem estamos a contribuir para para reaproveitar materiais já utilizados (papel, vidro, plástico, metais, pilhas, ...), que através de diversos processos físicos, mecânicos e químicos, são transformados em novos produtos.

Reciclando estamos a economizar recursos energéticos, preservar e defender recursos naturais, diminuir a quantidade de resíduos que necessitam de ser incinerados ou levados para aterros sanitários e contribuir para a redução da crescente quantidade de lixo produzida por uma população que aumenta diariamente.

Reciclagem significa à letra novo ciclo. Lembrando Antonie Lavoisier: na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

A não esquecer:

- um lata de um sumo necessita de 10 anos para se degradar;
- as embalagens devem ser escorridas e espalmadas, o que aumenta a capacidade de carga dos ecopontos, facilita o transporte do lixo e evita os maus cheiros exalados;
- a madeira pintada necessita de 13 anos para se decompor totalmente;
- as cordas de nylon só se decompõem ao fim de 30 anos;
- as embalagens de plástico transparente (PET) demoram mais de 100 anos para se decompor;
- as rolhas das garrafas de plástico devem ser retiradas, pois são de um tipo diferente de plástico;
- o alumínio pode demorar mais de 500 anos até se degradar;
- as pilhas e baterias não se devem colocar nos ecopontos;
- o vulgar saco de plástico consegue "sobreviver" no meio ambiente durante 450 anos;
- A Sociedade Ponto Verde revelou que no primeiro semestre de 2007 os portugueses deram para reciclagem 66 642 toneladas de vidro, 89 313 toneladas de cartão e papel, 13 268 toneladas de plástico, 16 803 toneladas de metais e 16 016 toneladas de madeira, num total 202 059 toneladas de materiais para reciclar.

Meeting de Rieti (Itália) - Velocidade

Clicar para aumentar - Fonte

Todos sabemos que uma chita consegue correr a 80 km/h, um bom carro facilmente atinge mais de 200 km/h, e nós? Será que conseguimos atingir velocidades muito elevadas sem a ajuda de meios mecânicos? No Jornal de Notícias de hoje lê-se:

Asafa Powell bateu, ontem, o recorde do Mundo dos 100 metros, ao fazer a marca de 9,74 segundos, numa prova realizada em Rieti (Itália). O atleta jamaicano tirou três centésimas de segundo ao anterior máximo mundial, que lhe pertencia desde 14 de Junho de 2005. Desde então, Powell já tinha feito duas vezes 9.77s, em Junho e Agosto de 2006, igualando o recorde, mas desta vez correu ainda mais depressa. Com vento favorável de 1,7 metros por segundo (...)

Isto significa que o atleta deslocou-se com uma velocidade média de 10,3 m/s, aproximadamente 37 km/h. Nada mal!

9.09.2007

Efemérides

Clicar para aumentar - "Making The Modern World"

Apesar de toda a lógica subjacente, a Ciência e a Técnica são acima de tudo actividades humanas, com todas as contradições associadas à lógica que rege a Humanidade.

A 8 de Setembro de 1944 cai em solo britânico a primeira bomba V - 2, de fabrico alemão, no decurso da II Guerra Mundial.

Anos mais tarde a 8 de Setembro de 1967 a sonda lunar "Surveyor - 5" é lançada do Cabo Kennedy que pousou na Lua 60 horas mais tarde.

Enigma 105

Um jardineiro viu-se confontrado com um pedido muito especial do seu melhor cliente:

Queria ver colocados estes 10 vasos com tulipas no meu jardim, de modo a formarem 5 filas com 4 vasos em cada uma.

Como pode o jardineiro satisfazer o pedido?

Enigma 104

Numa pirâmide do Egipto encontrou-se o seguinte enigma:

Após a morte somos levados para uma sala onde existem duas portas. Uma das portas conduz à vida e outra à morte. Cada porta é guardada por um guarda, mas um dos guardas só diz a verdade e o outro só consegue dizer mentiras. Cada alma que chega a esta sala pode fazer uma única pergunta. Qual é pergunta que nos garante a passagem pela porta que nos conduz à vida?

9.08.2007

Ciência Viva no Verão @ Coimbra (II)

Taludes Instáveis e Geologia de Coimbra e Penacova.
Itinerário: Coimbra - Proximidades da Lousã - Penacova - Coimbra.

Duração: 8 h

Responsável pela acção: Pedro Gomes Cabral Santarém Andrade

Descrição: Visita a zonas de Coimbra, Lousã e Penacova em que podem ocorrer problemas com movimentos de taludes. A geologia e a paisagem de áreas sujeitas a processos de instabilidade resultantes de acções climáticas. Conhecimento da relação entre as actividades humanas e a geologia. Medidas utilizadas para evitar ou reduzir situações de riscos associadas aos deslocamentos nos taludes.

Dia Mundial da Alfabetização - 8 de Setembro

Dá que pensar, porque sem educação não existe democracia e desenvolvimento.

No dia em que se comemora o Dia Mundial para a Alfabetização, criado pela ONU, os números indicam que 20 por cento da população adulta mundial ainda não sabe ler nem escrever. Portugal ainda tem um milhão de analfabetos e é um dos países europeus onde este problema mais se faz sentir.

Fonte: TSF

Enigma 103


O Ricardo construiu um cubo grande a partir de diversos cubos pequenos. Depois pintou de verde algumas faces do cubo grande. O seu irmão Tiago, viu o cubo grande na sala e resolveu desmontá-lo, reparando que existiam 24 cubinhos que não tinham nenhuma face verde.

Quantos cubinhos havia no total e quantas faces do cubo grande foram pintadas?

Enigma 102


Utilizaram-se 2004 algarismos para numerar as páginas de um livro. Quantas páginas tem o livro?

Enigma 101


Quanto tempo demora um coração a bater um milhão de vezes vezes?

9.07.2007

Enigma 100


Entre o meio-dia e a meia noite, quantas vezes passa o ponteiro dos minutos de um relógio por cima do ponteiro das horas? E durante um dia inteiro?

Uma má notícia...

O buraco na camada do ozono que cobre a Antárctida aumentou prematuramente este ano, não se sabendo ainda qual o seu tamanho e profundidade. O primeiro relatório sobre o ozono na Antárctida emitido em Agosto deste ano, pela Organização Mundial de Meteorologia, avança que é prematuro fazer uma comparação com o tamanho do buraco registado no ano passado.

(...)

"À medida que o sol regressa à Antárctida após a noite polar, espera-se que a destruição da camada do ozono venha a acelerar", elucida o relatório divulgado pela OMM, a agência meteorológica das Nações Unidas (ONU).

(...)

"Apesar de se verificar uma diminuição gradual das substâncias prejudiciais para a camada do ozono, não existe nenhum sinal que garanta a diminuição da camada do ozono na Antárctida", noticia o relatório.

Fonte - Jornal de Notícias

9.06.2007

Ciência Viva no Verão @ Coimbra

Espelhos exteriores do espectroheliógrafo - Clicar para aumentar

Ponto de encontro: Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra

Localidade: Coimbra

Duração: 2 h

Responsável pela acção: João Fernandes

Descrição: O Sol é a principal fonte de calor e de luz de que a Terra dispõe e fundamental para toda a Vida. Os fenómenos que ocorrem na na superfície solar têm impacto na superfície terrestre e no nosso moda de vida. Há mais de 80 anos que o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, faz registos fotográficos Sol com o objectivo de o conhecer melhor e compreender o seu efeito sobre o nosso Planeta.

Nota: Programa a decorrer diariamente entre os dias 4 e 7 de Setembro.

Pormenor da sala onde se faz a aquisição de imagens em CCD - Clicar para aumentar

O Doutor João Fernandes a preparar o telescópio para observar o Sol - Clicar para aumentar

Enigma 99



Será possível unir os dezasseis pontos da figura com seis segmentos de recta sem levantar o lápis?

Enigma 98


Quantos quadrados existem num tabuleiro normal de Xadrez (8x8)?

Ciência por aí

Arco - íris num jardim de Pombal

(Clicar para aumentar)

9.05.2007

Enigma 97

Qual é o próximo número na sequência?

2 , 3 , 5 , 9 , 17, ...

Enigma 96

Este é um quebra cabeças que requer lógica e por vezes muita paciência para testar todas hipóteses. Originário do Japão, é constituído por uma grelha de nove colunas e nove linhas, que por sua vez, se encontram divididas em nove quadrados, tendo cada um três casa por três casas.

O objectivo é muito simples: preencher cada coluna, cada linha e cada quadrado de 3 por 3, com números entre 1 e 9, sem se repetir nenhum número nas colunas, nas linhas e nos quadrado de 3 por 3.
A palavra Sudoku é uma espécie de abreviatura da expressão japonesa "Suuji wa dokushin ni kagiru", a qual pode ser traduzida por "os números devem ser únicos " ou " os números devem ocorrer apenas uma vez" ou "apenas permitidos números sem par".

O jogo em si foi inventado nos Estados Unidos da América por Howard Garns, um construtor de passatempos freelancer, com o nome "Number Place", aparecendo em Maio de 1979 na revista "Dell Pencil Puzzles".

O nome Sudoku foi proposto por Kaji Maki (presidente da empresa editora Nikoli), responsável pela introdução deste passatempo no Japão. O jornal Monthly Nikolist, pertencente Kaji Maki, publicou um Sudoku pela vez em Abril 1984. O termo Sudoku continua a ser uma marca registada da Nikoli.

Mais informação:

Texto de Nuno Crato

O Vazio Cósmico, da autoria de Nuno Markl

Uma visão humorística (VAZIO CÓSMICO - ficheiro mp3) sobre uma notícia espantosa - Astronomers Find Enormous Hole in the Universe.


Enigma 95


A Cátia foi à escola para se matricular e reparou que precisava de escrever o número do bilhete de identidade nos papéis que tinha que preencher. Quando foi à carteira para buscar o BI reparou que se tinha esquecido dele em casa e ficou um pouco chateada.
A Diana, que estava com ela, perguntou-lhe:

- Não te lembras do número?

- Não. Mas lembro-me que é uma capicua de sete algarismos começada por 5 e que é um quadrado perfeito.

- Espera aí - disse a Diana. - Talvez assim eu consiga descobrir o número.

E realmente, uns minutos depois já a Cátia pôde acabar de preencher os papéis.

Qual é o número do BI?

9.04.2007

Enigma 94


Numa garagem existem 20 veículos, entre bicicletas e automóveis. Sabendo que se contaram 66 rodas, qual é o número de automóveis?

Enigma 93

Esta conta está errada. Consegues corrigi-la, movendo apenas um fósforo ? Qual?


Fonte: PERDIGOTO ONLINE

Enigma 92


Para alguns a idade pode ser um problema. Aqui de certeza que é um desafio.

I - O João é um rapaz muito esperto e tem sempre uma resposta na ponta da língua. Uma das amigas da mãe andava sempre a pegar com ele e numa festa quando começaram a falar da idade dos presentes,o João perguntou-lhe a idade. A senhora respondeu:

- Tenho o dobro da idade que tu tinhas, quando eu tinha a idade que tu tens menos quatro anos. Daqui a cinco anos a soma de nossas idades será 82 anos.

Qual terá sido a resposta do João?

II - Uma vez o João ouviu esta conversa entre duas pessoas no autocarro e de repente gritou a resposta.

Manuel: Maria, Qual é a idade dos teus 3 filhos ?

Maria: Olha Manel, a soma das suas idades é igual a 13 e o produto é igual á tua idade!

Manuel : (hmmmmm) só assim não vou lá.... faltam dados !

Maria: Tens razão ! O mais velho tem cabelo ruivo !

Manuel: ah, então assim já consigo dizer-te as idades, têm .... !

O que terá gritado o João, já que a Maria disse que estava correctíssimo.

III - Uma vez a vizinha do outro lado da rua perguntou a João a idade dos seus tios. O João achou que ela estava ser intrometida e respondeu-lhe: As idades dos meus tios há 8 anos estavam na razão de 8 para 11 e agora estão na razão de 4 para 5.
Qual é a idade dos tios do João?

IV - O João quando conheceu o seu melhor amigo, o Ernesto, e lhe perguntou a idade obteve como resposta:
- Daqui a quatro anos, terei o triplo da idade que tinha quatro anos atrás.

Qual é a idade do Ernesto?

Termodinâmica em acção

Aparentemente a ideia de tentar ferver água numa garrafa de plástico, utilizando uma fogueira não parece destinada ao sucesso. Será? O equivalente à célebre experiência de tentar queimar uma folha de papel enrolada num ferro. De notar que a temperatura de ebulição da água é 100ºC e o PET só começa a amolecer a uma temperatura de 120ºC (aproximadamente).

Livro dos Porquês de Nuno Markl


Uma rubrica da Antena 3 da autoria de Nuno Markl. Ficam aqui a ligação para dois episódios:

A Tabela Periódica - Todos os porquês, os comos, e ainda algumas revelações bombásticas sobre elementos que ficaram de fora da tabela - como é o caso do chantilly. Por que é que os elementos químicos são reconhecidos por símbolos compostos por letras e organizados num estupor de uma tabela cheia de quadrados às cores que faz sofrer tanto aluno do ensino secundá...

Movimento aparente do Sol - PORQUE É QUE O SOL SE PÕE?

Fonte - Podcast dos conteúdos Antena 3 (Livro dos Porquês)

9.03.2007

Enigma 91


O objectivo deste quebra - cabeças é passar todas os discos pretos para o lugar dos discos brancos e vice-versa. Os discos apenas podem avançar uma casa ou saltar por cima de um disco de cor contrário ( os discos não podem podem recuar(os discos pretos só podem mover-se da esquerda para direita e os discos brancos da direita para esquerda). os discos podem saltar por cima de discos de cor contrária.

Enigma 90


Onde está o erro?

A-Sabendo que:

X = Y

B-Multiplicando de ambos os lados por X :

X^2 = XY

C-Subraindo Y^2 de ambos os lados :

X^2 - Y^2 = XY - Y^2

D-Factorizando ambos os lados :

(X+Y)(X-Y) = Y(X-Y)

E-Cortando factor comum :

(X+Y) = Y

F-Substituindo X por Y (linha 1) :

Y+Y = Y

G-Vem então :

2Y = Y

H-Dividindo por Y de ambos os lados :

2 = 1

Enigma 89


Alguns cálculos:

A - Num sítio existem 21 animais, entre patos e cachorros. Se no total existem 54 pés desses animais, calcule a diferença entre o número de patos e o número de cachorros.

B - Um pequeno camião pode carregar 50 sacos de areia ou 400 tijolos. Se foram colocados no camião 32 sacos de areia, quantos tijolos pode ainda ele carregar?

C - Uma calculadora tem duas teclas: D, que duplica o número, e T, que apaga o algarismo das unidades. Se uma pessoa escrever 1999 e apertar em sequência D,T, D e T, o resultado será que número?

Enigma 88


Pequenos quebra-cabeças de resposta rápida (menos de 1 minuto cada questão)?

A - Como pode uma mão distribuir igualmente 5 batatas pelos seis filhos?

B - Um pato vem a voar de Madrid para Lisboa e quando sobrevoa a fronteira põe um ovo, que cai ( miraculosamente sem se partir) exactamente em cima da linha de fronteira. A quem pertence o ovo, a Portugal ou a Espanha?

C - Um comboio eléctrico segue de Lisboa para o Porto a uma velocidade de 120km/h. O vento sopra forte de noroeste com rajadas de 80 km/h, para que lado vai o fumo ?

D - O Jorge encontra-se sozinho numa casa com dois andares que quer vender e podendo depois receber a sua comissão . Os clientes e ele estão no andar de baixo. Existe uma sala e na parede há 3 interruptores iguais, todos na mesma posição (isto é, todos para cima), que acendem e desligam respectivamente 3 lâmpadas no andar de cima. O acesso ao andar de cima faz-se por uma escada, mas no cimo da escada há uma porta que impede totalmente a luz de passar. Isto significa que sem subir a escada não se pode saber a que lâmpada corresponde cada interruptor. os clientes de certeza que irão perguntaram ao vendedor como funcionam os interruptores e ele tem que fazer boa figura junto deles. O Jorge pode mexer nos interruptores como quiser(apagar, acender, etc) mas só pode subir as escadas somente uma vez, acompanhando os possíveis compradores. Como pode o vendedor identificar a correspondência entre as lâmpadas e os interruptores?

Enigma 87

O Jorge tem dois relógios, embora nenhum deles funcione bem. Um está estragado e os ponteiros não andam e o outro atrasa uma hora por dia.

Qual deles irá mostrar a hora certa mais vezes por semana?

2ª ESCOLA DE VERÃO DE ASTRONOMIA PARA PROFESSORES DO EB-S - Observatório Astronómico de Lisboa

Tive a oportunidade de participar na 1ª Escola de Verão de Astronomia para Professores e posso afirmar que foi uma actividade muito enriquecedora, recheada de conteúdos interessantes e actuais. Nesta segunda edição existe ainda uma componente prática, que certamente contribuirá como um factor de motivação extra.


2ª Escola de Verão de Astronomia para Professores do EB-S OAL/FCUL

6 a 8 de Setembro de 2007

No âmbito das iniciativas de formação científica e de apoio aos professores das Escolas Básicas e Secundárias, o Observatório Astronómico de Lisboa (da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) volta a organizar a Escola de Verão de Astronomia para professores do EB-S. Este curso terá lugar nos edifícios do OAL (Tapada da Ajuda) e da FCUL (Campo Grande), nos dias 6, 7 e 8 de Setembro de 2007.

O Curso tem um total de 21+9 horas diurnas/nocturnas distribuídas por 3 dias. Será orientado especificamente para professores, procurando explicitar os conceitos astronónicos fundamentais de modo a facilitar uma compreensão ampla da Astronomia que permita responder às perguntas dos estudantes, tendo em particular consideração o programa de ensino em vigor.

O Curso funcionará com duas classes: uma destinada aos professores das áreas de ciências exactas (CE), como Matemática, Física e Química, com um maior aprofundamento físico-matemático das matérias mais relevantes, e uma classe destinada aos professores das Outras áreas Científicas (OC). Em cada classe admitir-se-ão até 20 professores.

Os docentes/investigadores a dar esta formação serão:

Prof. Dr. João Lin Yun (seminários OC)
Doutor José Afonso
Prof. Dr. Paulo Crawford
Prof. Dr. Rui Agostinho

As inscrições decorrerão dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2007. O telefone para inscrições é o 21
361 67 39 e o email gena@oal.ul.pt. Aceitam-se inscrições até às 15h do dia 5 de Setembro de
2007.

Página Oficial, com todas as informações!

Enigma 86

A frase, “Dêem-me um ponto de apoio e uma alavanca e eu erguerei o mundo”, atribuída a Arquimedes é mundialmente conhecida.

Mas conhecendo a massa da Terra (5,976*10^+24 kg) e supondo que o ponto de apoio se encontra à mesma distância que a Lua da Terra (384404 km) será possível responder às seguintes questões:

Qual deverá ser o comprimento da alavanca?

Quanto tempo irá demorar levantar a Terra 1 cm?

9.02.2007

Inbox - Crata de uma Educandora

O ano lectivo está prestes a arrancar para os alunos e já começou para os professores com a divulgação dos resultados dos concursos de contratação e colocação, bem como a habitual troca de argumentos entre sindicatos e Ministério. Muito se pode debater, mas por enquanto fica aqui um texto recebido por e-mail que reflecte muito do ensino português.

Com base nas últimas reformas impostas pelo ministério da educação às escolas e aos professores, aqui fica uma das muitas cartas que irão ser enviadas aos Conselhos executivos das escolas a efectuar a avaliação por parte dos Encarregados de educação, dos professores deste último. Esta é referente a um Aluno do nono ano.
" Ao concelho executibo da escola
Á dos roubados
2300 -564 Lavoura de cima

Com base nos pedidos da Sra. Minista aqui fica a minha avaliacao dos prufessorês do meu educandu, o Zé Augusto silba, assim são:
Portugues: dois pontos, é aplicada e gosta muito dos poemas mas isso na mata a fome a ninguém, eu cá axo que essa disciplina debe ser acabada, nos sabemos muto bem falr e escreber por isso e perca de tempo.

Ingles: três pontos, axo muto bem esta disciplina, e muito educatiba e o me Zé tame sempe a dizer "fuc IU", o que quer dizer "gosto muto de ti mãe", lindo.

Frances: dois pontos, isto dos aveces já foi tempo, agora o pessoal esta mais virado para a Alemanha lá ganhase muto mais assim aprender esta coisa é dispenssavel, devia acabarse com ela.

Historia: Eu cá quando andaba na escola gostaba muto de istoria, isto e que era cada um contaba uma istoria, ainda me lembro daquela do ti badelhas, quando ele caio com o burrico e lá se foram as nespereas aquilo é que foi rire as gargalhadas, gosto muto quatro pontos.

Geografia: O me Zé gosta muto ele ate sabe onde se faz a coca, e na colômbia, ele bebe muta coca cola, eto lhe sempre a dizer Zé isso fazte Mali mas ele na me oube, quatro pontos.

Matematica: um ponto, esta disciplina devia acabar o me Zé chega sempre a casa com dore de cabeca já na sei que lhe dé pras dores, e muto violenta a disciplina e o sacana do prufessorê até quer que o miudo traga trabalho pra fazer em casa vejam so, como se o cachopo já na tivesse cosas pra fazer.

Ciencias-naturaes: tres pontos, o me Zé ate gosta disto ele aprendeo que os sapos e as rans tamem fazem o amor, foi lindo ele a correre atraz da irmã pra lhe mostare como se faz, bem o me marido foi dar com ele atraz da ovelha Jaquina foi uma sorte, na fosse o raio do gaiato apanhar a tal da siva e era mau.

C. Fisica e quimicas: um ponto, atao na e que o raio do prufessorê me queimou as pestanas do me Zé, o cachopo chegame a casa todo qemadinho das pestanas, Isto e um prigo esta disciplina devia acabare e mai nada.

Ed. Fisica: cinco pontos, axo muto bem fazer o me Zé levantarse da cadera e correre, ate proque Ca em casa ele esta sempre a correre atraz da irmã aquilo e que são os dois marotos sempre na brincadera, outro dia ate ele já estava com as calcas na mão e ela a correre a frente dele mas o sacana consegio memo assim apanhar a mosoila, ele e rápido.

Ed. Tecnologica: quatro pontos, axo muto bem o mosoilo aprendere uma prufissao, sim de eletrisista ele ate tem futuro na cosa, axo muto bem.

Of. Esprecao prastica: um ponto, na axo bem os miudos tarem a trabalhare com prastico aquilo e muto prigoso faz male os oios e a cabeça, deviam acabare com esta disciplina.

Area projeto: um ponto, aqui na nossa cidade na temos áreas pelo que eu Ca Axo que esta disciplina devia acabare.

Est. Acompanhado: cinco pontos, axo muto bem os miúdos estudao melhores acompanhados que sozinhos, muto boa esta disciplina ate deviam dare uma medalha ao prufessorê que os acompanha nos estudos.

Form. Civica: um ponto, atao o me filho na sabe se comportare qé la isso, eu deilhe muta educacao e ele ate sabe que na deve arrotar a frente das outras pessoas, so a traz, orta bem o me filho e muto bem educado.

Tec. Inf. Comunicacao: quatro pontos, isto dos computa dores tem muto que se lhe diga, o mocoilo agarrase aquilo e na vem ai nada, mas eu já sei quase tudo ele esplicoume como se eu fose muto burra, assim axo que isto dos computa dores e muto bom e e um emprego de futuro assim como o eletrisista.

Ao diretor da turma e muto boa pessoa ate lhe dei uma dusia dovos e duas galinhas da minha criacao pra ver se ele na chumbava o me Zé, e ele na chumbou. Mas teve de la ir o me marido com a xaxola e dizerlhe que lhe partia os cornos pra ver se ele na deu logo a positiva ao rapaz, e muto boa pessoa o sr. diretor, quatro pontos.

Bem ajam e pró ano vai ser melhore, com cumprimentos mutos,
Purificacao das anjos."

Enigma 85

Os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9 devem ser distribuidos nos círculos brancos, de tal forma que as somas dos números de cada lado do triângulo tenham o mesmo valor.Existem muitas respostas possíveis, como estes dois exemplos:

A - A soma deverá ser igual a 20
B - A soma deverá ser igual a 21

Enigma 84


Um caracol sobe um muro com 10 metros de altura. De dia sobe 2 metros, mas de noite enquanto descansa, escorregar 1 metro.
Ao fim de quantos dias chega o caracol ao cimo do muro?