11.06.2005

Arquimedes

(Arquimedes de Siracusa, 287 - 212 AC, Sicília.)

Um dos nomes da Antiguidade Clássica que ainda hoje é recordado pelas suas descobertas nos campos da Ciência e da Técnica é o de Arquimedes. No dia a dia encontramos diversos instrumentos científicos baseados na suas descobertas, tais como, a balança hidrostática ou os parafusos de Arquimedes.

Arquimedes era filho do astrónomo Fídeas, existindo relatos de uma visita ao Egipto, onde, segundo as narrativas que chegaram aos nossos dias, inventou o chamado Parafuso de Arquimedes, actualmente ainda utilizado, para auxiliar a população a retirar água do Nilo.

Existem indícios muito fortes de que tenha estudado com os sucessores de Euclides, em Alexandria, sabendo-se que estava completamente familiarizado com a Matemática aí desenvolvida.

Os livros da época referem inúmeras vezes Arquimedes, fruto da sua reputação como matemático, mas também das máquinas de guerra que desenvolveu para proteger a sua cidade dos ataques dos Romanos. Plutarco escreveu:

... quando Arquimedes começou a manejar suas máquinas, de uma só vez atirou contra as forças terrestres todos os tipos de mísseis, e imensas massas de rocha que caíram com barulho e violência inacreditáveis, contra as quais nenhum homem poderia resistir em pé ...

[Arquimedes] afirmou [numa carta ao Rei Hierão] que, dada uma força, qualquer peso poderia ser movido, e até mesmo, gabando-se, disse que se houvesse outra Terra, esta poderia ser movida. Hierão maravilhou-se com isto e pediu uma demonstração prática. Arquimedes tomou um dos navios da frota do rei - que não podia ser movido a não ser por muitos homens - carregou-o com muitos passageiros e lotou-o de carga. Arquimedes colocou-se a distância e puxou as roldanas, movendo o navio em linha recta suavemente, como se estivesse no mar.

No entanto, a sua principal preocupação era a Matemática, sendo célebres os cálculos que realizava para calcular áreas e volumes e a determinação do valor de Pi (demonstra que o valor exacto se situa entre 310/71 e 31/7, circunscrevendo e inscrevendo um círculo com polígonos regulares com 96 lados).
Na Mecânica, tratou o problema do equilíbrio dos corpos, determinou o centro de gravidade de figuras planas, tais como triângulos ou paralelogramos e desenvolveu estudos sobre hidrostática.


(Arquimedes e a lenda da descoberta da do princípio de Arquimedes.)

Uma das histórias mais famosas sobre o Arquimedes envolve a resolução do problema da determinação da densidade da coroa do rei e a verificação que era uma falsificação. Segundo os relatos que nos chegaram, o Rei Hierão mandou fazer a um ourives uma coroa de ouro, tendo-lhe entregue a matéria prima. No entanto, após ter recebido a coroa, desconfiava que tivesse sido enganado e que parte do ouro tivesse sido substituído por um material menos nobre e mais barato, a prata. De modo a resolver este enigma, encarregou Arquimedes de encontrar uma solução. De acordo com os relatos de Vitrúvio, Arquimedes quando tomava banho reparou que a água que saía da banheira quando ele entrava, parecia corresponder ao volume das partes do seu corpo submergidas. Feliz com a descoberta, saiu da banheira, gritando pelas ruas de Siracusa, “Eureka” (encontrei). Posteriormente teria trabalhado esta ideia, que o levou a formular o célebre Princípio de Arquimedes.

Existem ainda referências a trabalhos de Arquimedes, que se pensa que estejam perdidos: Pappus refere trabalhos de Arquimedes sobre poliedros semi - regulares e um tratado sobre balanças e alavancas; Theón menciona um tratado sobre espelhos.

Arquimedes foi morto em 212 AC durante a captura de Siracusa pelos Romanos na segunda guerra Púnica, depois de todos os seus esforços para manter os romanos na baía com suas máquinas de guerra falharem, apesar de os soldados terem ordens para apenas o capturarem, uma vez que reconheciam a excelência do seu trabalho.

Para descobrir mais:
Arquimedes
Arquimedes
Arquimedes

Arquimedes


Sem comentários: