11.12.2005

Arquimedes - II

Ainda sobre este post, qual foi a solução que Arquimedes encontrou para descobrir se a coroa era totalmente constituída de ouro ou por uma mistura de ouro e prata?

Arquimedes arranjou duas "amostras" de prata e de ouro com a mesma massa da coroa. Arranjou um vaso com água cheio até ao bordo e verificou qual o volume de água deslocado, verificando que a quantidade de água no caso da prata era maior. As densidades do ouro e da prata são, respectivamente 19,3 g/cm3 e 10,5 g/cm3. Em seguida mergulhou a coroa verificando que o volume de água se encontrava entre os dois medidos anteriormente e portanto, a coroa não era só de ouro.

Muitas vezes falamos do princípio de Arquimedes, que nos diz que quando se mergulha um corpo num fluído, existe uma força aplicada no corpo, com a direcção vertical, apontando de baixo para cima, sendo a sua grandeza igual à do peso do volume de fluído deslocado.

Não está de acordo com a sensação que temos quando mergulhamos (ficamos mais leve, e no Mar Morto, onde a densidade da água é muito maior que a da água doce as pessoas flutuam sem qualquer dificuldade) ?


Sem comentários: