11.13.2005

Aviso


Fotografia tirada no dia 18 de Novembro de 2001 em West Virginia, USA, com um tempo de exposição de 5 minutos, onde são visíveis três meteoros, sendo o mais brilhante designado por "bola de fogo", dada a sua entensão e brilho intenso. Copyright Jerry Lodriguss.

O pico das Leónidas ocorre a 17 de Novembro. Se o tempo permitir, um momento que merece de facto o nome chuva de estrelas.

Para descobrir mais, fica aqui uma página dedicada a este fenómeno no ano de 2003 mas actual pois este espectáculo ocorre todos os anos na mesma altura do ano.

O nome específico deste fenómeno deriva da constelação Leão, região do céu onde os meteoros aparentam surgir. A origem dos meteoros prende-se com a existência de poeiras deixadas por um cometa pelo cometa 55P/Temple-Tuttle, que passa pelo sistema solar interior de 33 anos em 33 anos e todos os anos a Terra passa naquela zona do espaço onde o cometa deixa poeira espacial.

A maioria deste "lixo espacial", essencialmente poeira do tamanaho de um grão de areia ao entrar com na atmosfera terrestre, com velocidades da ordem dos 70 km/s (a velocidade do Space Shuttle é de 8 km/s), devido à fricção com aatmosfera torna-se incandescente, daí a designação de "estrela cadente".

Devido ao perído do cometa de 33 em 33 anos a chuva de estrelas Leónidas é muito intensa devido à concentração de poeira, podendo existir mais de 2ooo meteoros por hora, ocorrendo então uma tempestade, como as que aconteceram em 1966, 1999. A próxima prevê-se para 2003!!!






Sem comentários: