11.14.2005

Química

Clicar para aumentar - Origem
Alótropos de carbono

Nos últimos anos verificou-se que os desenvolvimentos científicos mais estimulantes não vieram de áreas tradicionais, tais como a Física Teórica ou a Biologia Molecular, mas provieram da Química. Foi da responsabilidade dos Químicos, a criação de materiais cerâmicos supercondutores utilizados em dispositivos de produção de imagens obtidas por ressonância magnética (TAC), o desenvolvimento da tecnologia associada à utilização de cristais líquidos em monitores planos e televisões, descoberta de medicamentos que salvam vidas, trabalhos na área da nanotecnologia do carbono, entre outras descobertas. Um exemplo, é o estudo dos fulerenos, que aparentemente terão aplicações na Medicina ou Electrónica, entre outras possíveis aplicações.

A Química tem um enorme impacto em muitos sectores industriais, que passam pela Saúde até à electrónica, o que se pode avaliar, em certa medida, pela consulta do site http://www.cas.org/cgi-bin/regreport.pl, onde se contabilizam os milhões de substâncias actualmente conhecidas, que seguramente irão marcar o nosso quotidiano. A Química não é só a ciência que estuda a matéria e as suas transformações, mas também é a arte de criar materiais que nunca existiram antes.

A Química possibilitou a existência de metais, plásticos, a obtenção de medicamentos partindo do crude, o estudo das substâncias que poluem a atmosfera, formas de reduzir a sua emissão e formas de “combater” a situação em que se encontra o Planeta Terra.

A Química divide-se em várias áreas de estudo, como as tradicionais, Química Orgânica e Síntese Química, Química - Física e Espectroscopia, entre outras. Na actualidade, outras áreas são cada vez mais relevantes, como é o caso da Química Teórica.

Sem comentários: