11.03.2005

As escalas e o Sistema Solar

Após ler um post anterior, podemos não conseguir ver muito bem a grandeza das dimensões dos planetas e das distâncias entre planetas ou estrelas que utilizamos quando falamos sobre o sistema solar.

Com os dados das tabelas abaixo, é possível representar o Sistema Solar numa escala apropriada para mostrar as distâncias médias dos planetas ao Sol e os respectivos diâmetros equatoriais de cada planeta e do Sol. Para representar as distâncias, pode-se utilizar uma tira de papel com o comprimento de 5, 91 metros, que é a distância que ficará Plutão conforme a escala e, ao longo dela marcam-se as posições dos outros planeta. Quanto aos diâmetros, recorta-se em cartolina ou papel cartão o Sol e os planetas. Em seguida pode-se pintá-los conforme as cores aproximadas de cada um: O Sol: amarelo; Mercúrio: vermelho; Vénus: castanho; Terra: azul mais escuro com rajadas brancas; Marte: vermelho; Júpiter: alaranjado; Saturno: amarelo; Urano: verde azulado; Neptuno: azul e Plutão: castanho-escuro.



(clicar para aumentar)

Nota: A estrela mais próxima da Terra, para além do Sol, chama-se Alfa Centauro e está a 40 biliões de quilómetros (4,0 ×1013 km ou 4,2 anos-luz). Na escala acima ficaria a 40 quilómetros do Sol.


(clicar para aumentar)

Sem comentários: