11.03.2005

Astronomia - Plutão


Clicar para aumentar - Origem

Foi descoberto que Plutão (nome do Deus do sub mundo) pode ter mais duas luas, para além de Caronte. Plutão foi descoberto em 1930, enquanto Caronte só foi descoberta em 1978 e o seu nome, baseado na mitologia grega, segundo a lenda que existia um barqueiro que transportava as almas de uma margem para outra do rio Acheron, a troco de dinheiro, existindo o hábito na Grécia antiga de enterrar os mortos com uma moeda debaixo da língua, para não ficarem perdidos às portas do Inferno, uma vez que o não pagamento implicava que a alma vagueasse pelo leito do rio durante 100 anos.

O nome atribuir a estas duas luas, actualmente denominadas S/2005 P1 e S/2005 P2 também virá da mitologia graga.

Foi graças ao telescópio espacial Hubble que se fez esta descoberta, que pode levar a um maior conhecimento sobre Plutão, o único planeta do Sistema Solar que ainda não teve direito a uma missão destinada ao seu estudo.

Estima-se que estas duas luas (caso esta hipótese se comprove) tenham um diâmetro compreendido entre 60 e 200 quilómetros, comparando-as com Plutão e Caronte.

Como termo de comparação, o diâmetro de Plutão e Caronte são respectivamente 2300 e 1300 quilómetros. O raio da sua órbita em torno de Plutão estima-se em 44,000 quilómetros, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Um novo capítulo na controvérsia que visa a definição de planeta que está em curso, motivada pela sucessão de corpos na cintura de Kuiper que orbitam em torno do Sol.

Para descobrir mais:

Expresso
Hubble


Sem comentários: