11.13.2005

Galileu Galilei

Galileu Galilei (1564-1642) foi o primeiro grande físico do período renascentista. Defensor da teoria geocêntrica, do valor da experimentação, do papel da Matemática na Física, realizou grandes descobertas no campo da Mecânica, em particular estabelecendo a lei da queda dos graves, utilizando um plano inclinado e foi o primeiro astrónomo a utilizar um telescópio para observar a Lua, as estrelas, Júpiter e os seus satélites, as fases de Vénus. Podemos ver no Museu uma luneta terrestre e o óculo de Galileu, aparelhos com os quais se iniciou a constatação que a superfície da Lua não era perfeita, entre outras descobertas que levaram à aceitação do modelo heliocêntrico.
É considerado o “Pai da Ciência Moderna”: “A filosofia está escrita nesse grande livro que permanece sempre aberto diante de nossos olhos; mas não podemos entendê-la se não aprendermos primeiro a linguagem e os caracteres em que ela foi escrita. Essa linguagem é a matemática, e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas” (Da Idade Média até o séc. XIX, o termo Filosofia foi utilizado numa campo muito amplo, incluindo o que actualmente denominamos Ciência ). Os dois aspectos pioneiros trazidos por Galileu foram a abordagem Empírica e o confronto da teoria com a experiência e o uso de uma Descrição Matemática da Natureza.
Expressou as suas ideias em duas obras fundamentais, Diálogos sobre os dois grandes sistemas do mundo (1632) e Discursos e demonstrações matemáticas sobre duas novas ciências respeitantes à mecânica e ao movimento local (1638).

Para descobrir mais informações:

Galileo Galilei (1564-1642)

1 comentário:

Anónimo disse...

cá estás tu a cultivar a malta c um post sobre uma figua mítica!