8.22.2007

É notícia...

Algumas das últimas notícias a surgir na comunicação social sobre ciência.

A) - Entre 20% e 30% das crianças e jovens até aos 18 anos sofrem de hipertensão. O mais grave é que apenas uma minoria destes 670 mil menores tem a doença diagnosticada. De acordo com Luís Martins, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, "a prevalência da doença aumentou nos últimos anos devido ao tipo de alimentação das crianças".

B) -O vaivém Endeavour, com a sua tripulação de sete astronautas, aterrou ontem na Florida, antecipando em um dia o regresso previsto e aproveitando as boas condições climatéricas.

Na origem da decisão de encurtar em um dia a missão de duas semanas, esteve a evolução do furacão Dean, que depois de passar pelo México poderia dirigir-se ao Texas, estado onde está localizada a missão de controlo do vaivém. A trajectória do Endeavour para aterrar em cabo Canaveral incluía a passagem pela província mexicana do Yucatán, que esteve na rota do furacão.

C) - Cientistas descobriram o maior planeta conhecido até agora, uma bola gigante constituída principalmente por hidrogénio, 20 vezes maior do que a Terra e que circunda uma estrela na Constelação de Hércules, a 1.400 anos-luz. Os cientistas acreditam que o planeta é 70 por cento maior do que Jupiter, o maior planeta do sistema solar, e tem uma temperatura de 1.260 graus Celsius. «Provavelmente não existe uma superfície firme no planeta. Afundar-nos-íamos nele», disse Georgi Mandushev, um dos investigadores do Lowell Observatory e principal responsável por um artigo a anunciar a descoberta, publicado segunda-feira no Astrophysical Journal Letters. O planeta, de baixa densidade, foi descoberto pelo Lowell Observatory em conjunto com o California Institute of Technology's Palomar Observatory e telescópios colocados nas Ilhas Canárias, Espanha. Os astrónomos já tinham sinalizado o novo planeta, chamado TrES-4, na Primavera de 2006, descoberta que foi confirmada mais tarde por cientistas da Universidade de Harvard e do W.M. Keck Observatory, no Havai.

Sem comentários: