8.30.2007

É notícia...

No DN de hoje:

Fatos para homens aranhas

Um fato colorido que permite ao super-herói segurar-se a superfícies vidradas e escalar arranha-céus. Até agora, isto era matéria para banda desenhada e cinema. Apenas com efeitos especiais se podia ver um pesado humano a imitar movimentos que, na natureza, são exclusivos das aranhas e de pequenos répteis chamados gecos (a cuja família pertencem as osgas), que podem sustentar centenas de vezes o seu peso.

Mas, no futuro, os cientistas esperam conseguir transformar a ficção em realidade. Um engenheiro e físico da Universidade de Turim, Nicola Pugno, publicou um estudo com cálcu- los sobre as forças adesivas que seriam necessárias para suspender no tecto certos pesos, incluindo o de uma pessoa. A teoria baseia-se em conhecimentos recentes sobre a forma como os gecos se mantêm suspensos, usando as estruturas das patas, com milhares de milhões de cabelos microscópicos que aproveitam as forças de Van der Waals, estas relativas a pequena atracção entre moléculas.

Segundo Pugno, é possível conceber nanotecnologia que permitirá criar ganchos microscópicos capazes de se agarrarem a qualquer superfície. A dificuldade será a de construir luvas e fatos com milhares de milhões destas nanoestruturas. O teórico sustenta que será fácil, para o utilizador, soltar-se da parede, apenas deslocando a posição da luva. Apesar de tudo, os humanos terão limitações musculares.

As potenciais utilizações do fato do homem-aranha são vastas, incluindo aplicações militares e espaciais. Será possível trabalhar em condições climáticas difíceis, em vidro molhado, por exemplo, ou debaixo de água. Tal como no cinema, o limite parece ser o da imaginação. E, acima de tudo, espera-se que fatos e luvas venham com cores mais sóbrias do que nas histórias inventadas.

Sem comentários: